Certificações e Premiações Antidiscriminação

Lista de selos, certificações e premiações mais relevantes na agenda antidiscriminação:

Selo Igualdade Social da Prefeitura de São Paulo

Para a concessão do Selo, a pessoa jurídica deverá apresentar requerimento à SMDHC, previsto no EDITAL Nº CPB/006/2020/SMDHC instruído com os dados relativos ao pertencimento étnico-racial e à função, nível hierárquico, data da contratação, idade, gênero, escolaridade e padrão remuneratório dos profissionais. Pessoas jurídicas que ainda não atingiram o percentual mínimo de 20% em seus quadros, mas que buscam conhecimento e troca de experiências, por meio de imersões com especialistas no tema, também poderão ser agraciadas.

Leia mais
Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo

O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. A partir disso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania buscou se colocar nesse debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Leia mais
Selo Sim à Igualdade Racial

O Selo Sim à Igualdade Racial é uma ferramenta desenvolvida pelo ID_BR para auxiliar as empresas na realização de boas práticas em prol da igualdade racial. Essa jornada é construída por três etapas: Compromisso, Engajamento e Influência. Ao adquirir o Selo, a empresa inicia na etapa Compromisso e avança para as próximas etapas na medida em que consolida suas ações de diversidade e inclusão com o recorte de raça. O Selo Sim à Igualdade Racial tem um papel consultivo. Ao contratar o Selo, a empresa é avaliada pela equipe especializada do ID_BR para que se possa entender quais ações de diversidade e inclusão tal empresa possui e a partir disso é produzido um plano de ação personalizado para desenvolver práticas necessárias e aprimorar as já existentes.

Leia mais
Prêmio CEBDS de Liderança Feminina

O Prêmio tem como objetivo reconhecer mulheres, empresas e iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e fomentem, impulsionem e/ou inspirem a formação de novas lideranças femininas. Os ODS orientam nosso trabalho e pretendemos com esse prêmio priorizar o alcance do ODS 5, que tem como meta alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas até 2030.

Leia mais
Movimento Raça é Prioridade

O Movimento Raça é Prioridade é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil em parceria com CEERT e ONU Mulheres. O Movimento também conta com outras instituições parceiras estratégicas, e tem como ambição alcançar 1500 empresas comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança até 2030.

Leia mais
Prêmio Mulheres na Liderança -WILL

A WILL – Women in Leadership in Latin America, em parceria com Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire, e com o apoio do Instituto Ipsos, dá início à 5ª edição do Prêmio Mulheres na Liderança, que reconhece as melhores políticas, processos e práticas para a promoção da liderança feminina e a diversidade e inclusão nas empresas.

Leia mais
GPTW

Quando o assunto é Diversidade, o GPTW é FOR ALL. Isso quer dizer que não basta apenas ter um programa de contratação – todos os colaboradores devem ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento, benefícios, salários. A experiência do ambiente de trabalho deve ser única – qualquer coisa diferente disso, e ainda há caminho a seguir para se tornar um verdadeiro Great Place to Work. Buscamos reconhecer as empresas que estão no caminho certo, bem como ajudar as empresas que querem fazer da diversidade não apenas um programa, mas sim parte da cultura organizacional.

Leia mais
Prêmio ABERJE

Os investimentos em comunicação organizacional no Brasil hoje ultrapassam os R$13 bilhões. Em torno desse mercado, gravitam empresas de todos os portes, agências, consultorias, assessorias, órgãos públicos e organizações do terceiro setor que utilizam as estratégias e meios de comunicação para ampliar o diálogo com os stakeholders, garantir um posicionamento preferencial perante eles e gerar impactos positivos na sociedade. Reconhecer, celebrar e disseminar o esforço desses players tem sido o mote do Prêmio Aberje há décadas. Sempre sintonizado com a dinâmica do mercado, a cada edição o prêmio inova e se renova para refletir e difundir as tendências mais relevantes.

Leia mais
Prêmio ECO

A 39° edição do Prêmio ECO Amcham revelará ao mercado iniciativas sustentáveis que servem como referência quando o assunto é ESG na prática no universo corporativo. Serão selecionados 16 projetos para receberem a premiação em 2022. Em co-realização com a revista Época Negócios, serão contemplados projetos na categoria Produtos e Serviços, e na categoria Processos. A novidade dessa edição fica por conta do prêmio destaque que será dado aos líderes empresariais que caminham para a sustentabilidade no eixo social, no tema Inclusão e Diversidade.

Leia mais
WOMEN ON BOARD

O Women on Board é uma iniciativa independente que tem como objetivo reconhecer, valorizar e promover os ambientes corporativos nos quais as mulheres fazem parte do conselho de administração ou dos conselhos consultivos, para mostrar os benefícios dessa diversidade tanto para o mundo corporativo quanto para a comunidade em geral. A WOB certifica empresas que tenham pelo menos 2 (duas) mulheres efetivas no conselho de administração. O objetivo da certificação é reconhecer as boas práticas em ambientes corporativos, bem como rastrear os benefícios que os negócios obtêm em decorrência da diversidade nos cargos de liderança. A diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em práticas de eficiência, criatividade e ESG.

Leia mais
Diversidade em prática - Blend Edu

Muito mais que um evento, o Summit faz parte de um movimento que foi criado pela Blend Edu para inspirar, capacitar e conectar pessoas e empresas a colocarem a #DiversidadeEmPrática para criar ambientes corporativos mais inclusivos e plurais.

Leia mais
Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+
Leia mais
Pacto pela equidade racial
Leia mais
Pacto Global da ONU

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação de 2015 a 2030. O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A sede do Pacto Global é em Nova York.

Leia mais
Movimento Mulher 360

O Movimento Mulher 360 e suas 100 empresas associadas trabalham ativamente para acelerar o avanço da equidade de gênero no segmento corporativo ao viabilizar a compreensão dos desafios para a progressão das carreiras femininas e desenhar melhores práticas para superá-los, sistematizar e disseminar esta inteligência construída coletivamente para influenciar o avanço do tema na sociedade.

Leia mais
Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero é uma iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com o apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Essa iniciativa é apoiada pelo programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.

Leia mais
Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

A criação de um Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ surge como uma mobilização de empresas comprometidas em tornar verdade a máxima da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Reconhecer os direitos da comunidade LGBTI+ é promover os direitos humanos de maneira geral, respeitar esse direito básico coloca a empresa num patamar diferenciado frente aos desafios e possibilidades que o século XXI apresenta, oferece a chance de se ter negócios sustentáveis num mundo sustentável. O Fórum existe para influenciar a sociedade com ações concretas. O Fórum é feito de empresas e pessoas que se articulam, que desenvolvem melhores práticas e as compartilham. Toda mudança acontece, antes, dentro da gente.

Leia mais
Business Disability Forum

Somos a organização empresarial líder em inclusão de pessoas com deficiência. Trabalhamos em parceria com empresas, governo e pessoas com deficiência para remover barreiras à inclusão. Nossos mais de 500 membros empregam mais de 20% da força de trabalho do Reino Unido e cerca de 8 milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia mais
Purple Space

PurpleSpace é o único hub de networking e desenvolvimento profissional do mundo para funcionários com deficiência, líderes de grupos de rede e recursos e aliados de todos os setores e negócios.

Leia mais
Valuable 500

Com o apoio de nossos parceiros estratégicos, nossa equipe colabora e se conecta com 500 das empresas globais mais influentes do mundo para a inclusão de deficientes. Juntamente com nossas empresas Iconic Leader, estamos desenvolvendo um Programa de Transformação que impulsionará a mudança do sistema e tornará os negócios mais inclusivos para pessoas com deficiência.

Leia mais
Rede Empresarial de Inclusão Social

Em 02 maio de 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido ao fato das políticas e práticas de inclusão social e de diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes deste Fórum se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da Rede.

Leia mais
Movimento pela Equidade Racial

O Movimento pela Equidade Racial nasceu da união de grandes empresas que atuam em diversos setores da economia e têm o objetivo comum de eliminar a desigualdade e o racismo no mercado de trabalho. Mas como faremos isso? Com ações que promovam diversidade, equidade e inclusão. Hoje temos 47 empresas associadas ao MOVER, que empregam cerca de 1,3 milhão de pessoas, essas práticas poderão afetar muita gente diretamente, e também provocar mudanças que influenciem a sociedade brasileira como um todo.

Leia mais